Após a aprovação nos vestibulares, é comum pensar que as preocupações acabaram e que será uma fase tranquila, que o diploma é o suficiente para ser incluído no mercado de trabalho. Porém, para ser reconhecido na área da engenharia, somente o curso não é o suficiente na maioria dos casos, e existem algumas alternativas para potencializar o currículo e aumentar as chances de alcançar a área dos sonhos.
Para se destacar no mercado de trabalho, o período de graduação conta com diversas atividades extras que preparam o estudante para o mercado de trabalho. Para facilitar o caminho dos universitários, o MTE preparou este texto apresentando oportunidades de como aproveitar ao máximo sua graduação.
ESTÁGIOS
O estágio é um momento muito aguardado por qualquer estudante, mas também é inegável o frio na barriga que todos sentem ao pensar sobre. Ele é o momento no qual o estudante terá a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos que recebeu em sala de aula, além de melhorar uma série de habilidades.
Deste modo, pode-se dizer que o estágio serve como complementação do aprendizado dos estudantes durante o período letivo, preparando-os ainda mais para o mercado de trabalho. Em virtude de sua importância, qualquer faculdade ou curso tem o seu momento de estágio obrigatório, que é aquele que está projetado na grade horária, tem um requisito de carga horária, pode ou não ser remunerado e é necessário para a obtenção do diploma.
Apesar disso, vale ressaltar que não é apenas neste momento que o estudante pode ingressar no mercado de trabalho. No caso da UNICAMP, a partir do momento no qual cumpriu 40% de seu curso, qualquer aluno já pode buscar seu estágio, seja ele remunerado ou não.
Para que você consiga ter essa oportunidade antes do momento de estágio obrigatório, mesmo que seu curso seja integral, existem os estágios de férias, nos quais você trabalha na empresa durante o período de recesso universitário, de forma remunerada ou não, e acrescenta uma excelente pitada de experiência ao seu currículo.
Tanto no estágio obrigatório quanto no de férias, o candidato passa por uma série de fases no processo seletivo até ser selecionado para a vaga. Buscando maximizar seu desempenho, sempre estude muito bem a cultura da empresa, como você deve performar em cada fase, tente ser inovador, capriche no currículo, seja comunicativo, saiba falar sobre si, suas qualidades, defeitos e, acima de tudo, seja você mesmo.
Caso tenha se sentido preparado e queira buscar um estágio, basta pesquisar nas tradicionais plataformas de estágio existentes e ficar ligado nas oportunidades oferecidas pela própria UNICAMP. Além disso, não deixe de estar sempre atento aos conteúdos divulgados nas diferentes mídias do MTE, já que muitos deles têm o poder de aproximá-los de seu estágio ideal.
ELETIVAS
Matérias eletivas são disciplinas extracurriculares que, na maioria dos casos, abrangem assuntos aprofundados ou que fogem do campo da carreira escolhida para cursar. De modo geral, estas matérias independem do curso escolhido e por isso agregam tanto na graduação, já que é possível se desenvolver em outras áreas de conhecimento enquanto cursa a carreira que se deseja.
As matrículas para eletivas na UNICAMP são feitas junto com a matrícula das matérias obrigatórias de cada curso, no início de cada semestre. Mesmo que a universidade tenha mais de um campus, é possível se inscrever em uma eletiva de outra carreira em outro campus, dependendo apenas da disponibilidade de vagas da matéria em questão e se será aceito pela diretoria acadêmica.
Apesar de ser conteúdo extra, para completar sua graduação é necessário cumprir uma carga horária mínima de matérias eletivas, e você pode encontrar as disciplinas disponíveis aqui.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A iniciação científica é a pesquisa acadêmica feita por alunos de graduação com o intuito de proporcionar contato com pesquisadores das universidades, técnicas e métodos científicos. Nela o estudante poderá realizar um estudo aprofundado sobre um determinado tema, sempre contando com a ajuda de um professor orientador para o apoiar durante o processo.
Na UNICAMP, os programas de iniciação podem ser do tipo remunerado ou voluntário, além de poder ser ligado à instituições de incentivo como a Fapesp e outras aqui listadas. Não há um momento exato da graduação para que você faça uma iniciação científica, basta você se identificar com um tema, mandar seu projeto de pesquisa para a universidade e torcer por sua vaga. Mas lembre-se: boas notas e dedicação são fundamentais para obter a vaga.
Uma vez aprovado, você irá fazer a escolha do tema de seu projeto e das referências que serão usadas como base da pesquisa, formular a pergunta-problema a ser respondida, definir um cronograma de pesquisas e objetivos, executar a parte prática e apresentar os resultados obtidos, sejam eles os esperados ou não. Além de valer horas complementares, a IC pode trazer uma experiência valiosa para a confecção de seu TCC, desenvolver pensamento crítico e criatividade, autonomia, responsabilidade e muitas outras competências fundamentais para o mercado de trabalho.
Diferentes temas podem ser abordados dentro de uma iniciação científica (UNIT)
ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS
Organizações estudantis são grupos de alunos da própria universidade que, com interesses em comum, se juntaram para desenvolver a si mesmos e os outros com o fim de alcançar um objetivo comum e aprimorar a experiência de trabalhar em conjunto. Tal experiência traz a possibilidade de enriquecer o currículo dos estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho, tirando-os da zona de conforto ao assumir responsabilidades em prol da organização. Além disso, para filtrar, a maioria destas organizações realiza processos seletivos, o que apresenta para os estudantes uma nova realidade que se assemelha à encontrada em diversas empresas que compõem o mercado de trabalho.
Nos campi da UNICAMP Limeira, existem tanto organizações estudantis quanto empresas juniores, sendo a diferença entre elas baseada no público-alvo. Enquanto as organizações estudantis trabalham com o foco de desenvolver as qualidades dos próprios alunos da faculdade e apresentá-los ao mercado de trabalho de forma mais ampla, as empresas juniores imergem seus integrantes ao prestar serviços para empresas externas, sendo tanto trabalhos de consultoria como gestão, no caso da FCA.
Estas organizações englobam todos os tipos de atividades relacionadas à graduação, sejam ligas de assuntos importantes no rumo da engenharia, sejam organizações com trabalhos voluntários para a comunidade de dentro e de fora da faculdade. Para conhecer todas as organizações estudantis disponíveis na FCA, é possível acessar o site da instituição, clicando aqui.
INTERCÂMBIOS
É muito comum que alunos de grandes universidades, como a UNICAMP, desejem fazer parte de sua graduação em outra instituição brasileira ou até mesmo em outro canto do mundo. Isso acontece porque muitas universidades tradicionais brasileiras têm parcerias com outras instituições, facilitando o acesso de seus alunos às oportunidades oferecidas para intercambistas.
Caso deseje fazer um intercâmbio na faculdade, basta buscar os planos que a faculdade oferece, com quais universidades nacionais e internacionais ela tem parceria, quais são os pré-requisitos acadêmicos e de documentação e, nos casos de um intercâmbio internacional, aprender bem a língua local.
Quanto aos intercâmbios internacionais, a opção mais procurada é o duplo-diploma, que se trata de uma parceria firmada entre a sua universidade e uma instituição estrangeira com o objetivo de se obter um diploma de graduação que será reconhecido em ambas as universidades que fazem parte do acordo. Deste modo, o aluno formado com duplo-diploma pode exercer sua profissão em ambos os países nos quais estudou. Caso a oportunidade te interesse, fique atento às oportunidades de bolsa oferecidas e tenha bom desempenho acadêmico.
Para tornar toda essa explicação mais palpável, segue o exemplo de Victor Freitas, estudante de Engenharia de Produção na FCA e presidente do MTE no ano de 2021, que está fazendo um duplo-diploma de 2 anos na École CentraleSupélec, em Paris, na França.
“Durante o processo de admissão, aprendi muito sobre universidades internacionais, prazos apertados, entrevistas, pressão, línguas estrangeiras. Já na França, ganhei uma vivência cultural muito grande ao conhecer pessoas de mais de 20 países, visitar toda a Europa, ter uma bagagem científica, matemática, de línguas muito mais forte que no Brasil. Deste modo, acredito que a experiência trará um reconhecimento que poderá me ajudar a obter o sucesso profissional.”
Caso tenha ficado interessado, procure saber mais no site de sua universidade.
CURSOS
Por último, mas não menos importante, cursos extracurriculares são essenciais para potencializar sua graduação. Apesar de qualquer tipo de curso ser válido, existem aqueles que são os mais valorizados no mercado de trabalho e que, mesmo variando conforme o interesse de grandes empresas, acabam sendo o esqueleto de qualquer competidor forte no mercado.
Dentre estes cursos, os mais valiosos para engrandecer seu currículo e facilitar sua graduação são: cursos de programação nas línguas mais atualizadas, como Python, JavaScript e C++; cursos de línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, francês, alemão ou até mesmo mandarim, idiomas presentes em todo o globo e que facilitarão o contato com multinacionais; cursos sobre programas como o pacote Office, valorizado desde sempre, ou Power BI, que tem ganhado muito espaço no mercado recentemente.
Este aprendizado extra adquirido nestes cursos é mister para alcançar sua empresa dos sonhos. Portanto, devido a sua importância, a equipe do MTE preparou um texto específico para apresentar a variedade e importância de cada tipo de curso disponível no mercado, que estará disponível em nosso blog na próxima semana.
Há uma vasta gama de cursos que podem ser feitos com o intuito de se capacitar ainda mais (Estudio Site)
Para saber mais sobre mercado de trabalho, além de acompanhar nossos próximos textos e postagens, não deixe de seguir nossas redes sociais! Até semana que vem!
Facebook: https://www.facebook.com/mte.limeira/
Instagram: https://www.instagram.com/mte_unicamp
Comments