top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pereira & Karen Lobo

Em quais áreas posso trabalhar como um engenheiro?

Atualizado: 26 de set. de 2022

A engenharia é, sem sombra de dúvidas, um dos cursos mais versáteis que existem, propiciando a atuação nos mais variados setores da economia. As competências desenvolvidas por um engenheiro durante a graduação são extremamente valorizadas no mercado, visto que profissionais cujas aptidões incluem um embasamento em exatas, visão analítica, bom raciocínio lógico e perfil estratégico são requisitados por empresas de diferentes ramos.


No entanto, mesmo após ingressarem na universidade, muitos estudantes desconhecem as inúmeras possibilidades que o mercado de trabalho em engenharia oferece. Por essa razão, a equipe do MTE elaborou o artigo abaixo contendo 4 áreas distintas nas quais um engenheiro pode trabalhar.



MERCADO FINANCEIRO


Uma das áreas que desperta interesse de boa parte dos estudantes de engenharia, o ramo financeiro abrange bancos e empresas de investimentos que, atualmente, contam com um número razoável de cargos de alto escalão ocupados por engenheiros de formação. Por se tratar de um setor que lida constantemente com grandes quantias de capital, é imprescindível que se saiba lidar com números, requisito este que é facilmente cumprido através do embasamento em exatas atrelado à engenharia. Ademais, o mercado financeiro é caracterizado por uma alta fluidez que demanda alta ambição, estratégia e, especialmente, foco em resultados devido às enormes cobranças.



INDÚSTRIA


Boa parte dos engenheiros não é capacitada para atuar somente no mundo corporativo, mas também no chão de fábrica. As graduações em Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção e de Manufatura, por exemplo, abordam tópicos diretamente relacionados à produção industrial e operação de maquinário. O papel do engenheiro na indústria engloba a administração dos lucros, a otimização dos processos e a garantia da qualidade do produto final, o que demanda boa capacidade estratégica e de gestão, assim como afinidade com cálculos.



MARKETING E VENDAS


A inserção de engenheiros nos setores de Marketing e de Vendas está diretamente relacionada à análise de um alto volume de dados. Devido à visão analítica proveniente da graduação em engenharia, a interpretação dos números pode ser potencializada a fim de proporcionar uma experiência ainda melhor ao usuário. Desse modo, a presença de engenheiros nessa área é bastante valorizada pelo mercado, uma vez que possibilita uma compreensão ainda maior do público alvo e facilita o planejamento estratégico da empresa.


Para você que deseja saber mais sobre o mar de possibilidades dentro da área de Marketing, confira os conteúdos disponíveis no site da Liga de Marketing!



CONSULTORIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS


De modo a otimizar os resultados de determinada empresa, a área de Consultoria Estratégica e de Gestão de Negócios é voltada à análise de mercado. Algumas das aptidões vinculadas à engenharia que são requisitos no setor em questão incluem uma excelente capacidade analítica, um raciocínio lógico bem desenvolvido e, principalmente, uma visão estratégica aguçada. A versatilidade também é um atributo crucial no que diz respeito à gestão de negócios, levando em consideração a necessidade em se lidar com cenários incertos que exijam uma grande capacidade de adaptação.





Por fim, cabe ressaltar que sua área de atuação como engenheiro estará diretamente relacionada ao direcionamento obtido através de especializações e capacitações que você fizer ao longo de sua carreira, como cursos específicos e pós-graduações, por exemplo.


Se você gostou desse post, siga o MTE nas redes sociais para ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho:


281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page