top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pereira & Karen Lobo

O que são Hard Skills & Soft Skills?

Atualizado: 26 de set. de 2022

Devido à alta competitividade do mercado de trabalho atual, é crucial que os profissionais estejam sempre buscando se destacar em meio aos demais. Em um processo seletivo, por exemplo, é comum que haja uma série de pré-requisitos para o cargo ofertado, o que torna a disputa extremamente acirrada.


Nesse contexto, o desenvolvimento de Hard Skills e de Soft Skills acaba sendo, em muitos casos, o diferencial entre conseguir aquele emprego tão desejado e ficar estagnado em sua carreira. No entanto, apesar de serem termos cada vez mais presentes em nosso cotidiano, muitas pessoas desconhecem o significado de Hard Skills e de Soft Skills, assim como as diferenças entre elas e sua importância no mundo dos negócios.


Por essa razão, a equipe do MTE elaborou o artigo abaixo de modo a familiarizá-lo aos conceitos de Hard Skills e de Soft Skills e, consequentemente, auxiliá-lo em seu desenvolvimento pessoal e profissional.


HARD SKILLS


De modo geral, as Hard Skills correspondem aos conhecimentos técnicos obtidos através da graduação, de especializações e de outras certificações. A posse de tais competências é um enorme diferencial em um processo seletivo, uma vez que as empresas, em diversas situações, buscam candidatos embasados em determinado assunto para ocupar um cargo específico.


Desse modo, é imprescindível que seu currículo apresente detalhadamente suas aptidões técnicas, visto que elas são capazes de garanti-lo uma vantagem competitiva expressiva e torná-lo referência no mercado. Listamos abaixo algumas das Hard Skills mais valorizadas atualmente:


1. Língua Estrangeira

Na hora de contratar, muitas empresas impõem a proficiência em língua inglesa como requisito obrigatório, sendo seu domínio um diferencial de grande valia. Ademais, caso a empresa seja multinacional, o conhecimento de outros idiomas acaba sendo um fator preponderante a fim de facilitar a comunicação.


2. Linguagens de Programação

Saber programar em Java, JavaScript, Python ou em outras linguagens de programação emergentes é um conhecimento técnico que, com o passar dos anos, tornou-se cada vez mais demandado pelos contratantes.


3. Microsoft Office

Ser capaz de analisar dados e produzir relatórios através do Word, PowerPoint e Excel é importantíssimo, e ferramentas mais complexas, como VBA e Power BI, por exemplo, podem aumentar a atratividade de seu currículo.


SOFT SKILLS


Apesar de não serem quantitativas ou mensuráveis, as Soft Skills são de grande relevância no mercado e requerem um expressivo autoconhecimento. Também conhecidas como People Skills, elas dizem respeito às competências comportamentais que permitem relações interpessoais adequadas no ambiente de trabalho.


Dependendo da área de atuação, as habilidades práticas podem ser mais valorizadas do que as técnicas, sendo que, independentemente da situação, o comportamento de um funcionário é fator determinante para sua continuidade e ascensão dentro da empresa. Segundo informações fornecidas pelo LinkedIn em 2020, as 5 Soft Skills mais requisitadas no mercado estão listadas a seguir:


1. Criatividade

Propor ideias e soluções inovadoras por meio do pensamento crítico é uma ótima maneira para demonstrar o seu valor.


2. Persuasão

O desenvolvimento de uma boa oratória permite a exposição de ideias de forma clara e adequada, o que estimula a comunicação eficiente com os demais funcionários.


3. Colaboração

Ser proativo e ter facilidade para trabalhar em equipe são fatores essenciais caso queira expor seu talento dentro da empresa.


4. Adaptabilidade

Saber lidar com imprevistos é uma habilidade indispensável, e ser flexível tanto em relação às ideias quanto à gestão do tempo facilita as relações interpessoais no ambiente de trabalho.


5. Inteligência Emocional

Compreender tanto os sentimentos alheios quanto os próprios, o que inclui a produção e recebimento de feedbacks de maneira eficaz, propicia maiores índices de produtividade.



Portanto, é de extrema importância que você saiba destrinchar suas habilidades e distinguir seus pontos fortes e fracos, uma vez que conhecer suas aptidões é a melhor maneira para alçar voos mais altos em sua carreira.


Se você gostou desse post, aproveita e segue o MTE nas redes sociais para ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho e desenvolver ainda mais suas Hard Skills e Soft Skills:




188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page